13 Dicas para decorar e reaproveitar materiais recicláveis

Neste post, selecionei alguns materiais que podem ser usadas em suas artes. A arte de reciclar e de transforma algo que não seria mais utilizado em uma luminária, por exemplo. Já pensou usar canetas bics para criar essa luminária? E quando você quebra um copo? Você pode usar os cacos de vidro e dar um detalhe a mais em um vaso, montando mosaicos ou também usar como luminária. Os pneus são clássicos e versáteis. Pneus velhos podem ser usados como puffs, que é mais comum. Puffs de diversos estilos. Tem muito mais. Confira aqui neste post.

 

1. Lâmpada queimada pintada e usada como enfeite. 

Aquela lâmpada que queimou pode ser pintada com tinta acrílica e fazer um enfeite bem simpático como este abaixo. O detalhe das voltas e marcações ficaram ótimas. Para que possa dar esse efeito, acredito que foi usado arame também.

lampadaQueimada

2.  Luminária usando cacos de vidro

Usar cacos de vidro para montar uma luminária é fantástico não? A fonte desta ideia não tenho mais. Quem tiver, pode escrever nos comentários. Repare que foi feito um gancho entre um caco e outro. O vidro pode ter sido pintado antes e depois quebrado ou pintado um a um pra ter mais detalhe. Para pintar vidro você pode usar tinta acrílica.

luminaria-de-vidro-azul-reciclado

3. Luminária com fitas cassetes

Veja que para montar este abajur, foram necessárias 28 fitas por cada lado. Totalizando 112 fitas cassetes. A fonte original deste tutorial foi retirada. Porém, quem tiver os detalhes de como fazer, só escrever nos comentários. Será bem-vindo.

luminariaFitaCassete

4. Tapete de banheiro – rolhas de garrafas de vinho

Para que este tapete possa ser feito, você pode usar uma medida de 80x 30 cm. Você também pode colocar como base a medida da largura da sua porta, por exemplo. As rolhas de vinho devem ser cortadas pela metade.

Materiais necessários:

  1. Base para colar as cortiças (rolhas de vinho). Pode ser aquelas bases de borracha. Onde eu moro existem naquelas lojas pequenas de bairro que vendem produtos de limpeza, elétrica e coisas para mesa, banho. É. Nessas lojas tem de tudo.. rs..
  2.  Rolhas – em torno de 175 rolhas.
  3. Cola de silicone
  4. Estilete bem afiado.
  5. Régua

Se você considerar que uma rolha tem em torno de 3cm, neste exemplo foram usadas 35 x10 rolhas ou seja 105 x 35 cm. Se rolha tiver tamanho menor, claro, o tamanho fica menor. Dica: Veja o tamanho do espaço que você tem para colocar este tapete.

Fonte :Morar

tapete 11

5. Puffs – pneus recicláveis. 

Estes puffs foram feitos de pneus. Para pode sentar você terá que colocar uma madeira ou um suporte para que possa dar a firmeza necessária para isso. A maioria que eu já vi coloca uma prancha de madeira. Os tecidos usados são costurados embaixo. O que mais vejo é reciclagem com pneus. Para dar altura o ideal que sejam 2 pneus um em cima do outro ou usar pezinhos de madeira. A altura ideial seria em torno de 40 cm.

22311-puffs-pneus

puf_de_camera-de-pneu

 

6.  Luminárias – tronco de árvores

Estas luminárias são mais trabalhadas. Feitas com troncos de árvores, a maioria delas foram envernizadas. Já vi em algumas lojas. O que muda é a sua cúpula.

troncoArvore

7. Objetos decorativos natalinos – garrafas de vidro

Este objeto decorativo é muito tranquilo de ser feito. Vejam os materiais necessários e o passo-a-passo logo em seguida.

Materiais para o artesanato reciclado:
1. Ggarrafas de vinho
2. Tinta acrílica branca spray
3. Sal grosso (ou sais de banho)
4. Flores, enfeites e folhagens natalinos
5. Spray selador

Passo a passo : 

1. Escolha 3 garrafas : podem ser de vinho

2. A seguir, passe o spray com a tinta acrílica branca

3. Ainda molhado, espalhe o sal grosso em uma folha de jornal, como apoio e em seguida passe a garrafa por cima como se fosse um rolo compressor.

4. Para selar, pode-se usar uma tina verniz ou um spray selador.

5. Enfeite a sua garrafa com temas natalinos ou outro enfeite de sua preferência.

Fonte: Katia Cris Amaro

 

reciclagem-de-garrafas-vidro

8. Apoio de mesa com rolhas de vinho

Como fazer :

1. Pode-se comprar um suporte para colocar as rolhas de vinho, como acabamento, tipo um pedaço de cortiça.

2. A seguir, colocar em fileiras, 30 rolhas de vinho

3. Na parte de baixo, no seu rodapé, pode-se colocar uma fita para dar o acabamento.

Vejam o resultado que legal !

rolhas-de-cortica-na-decoracao-31140

9. Mesa de centro com tábuas ou paletes

Neste exemplo, foi usado duas tábuas de madeira e nos cantos colocou-se garrafas de vinho, do mesmo tamanho, viradas. Para poder dar a base, você pode usar rodinhas, ou a própria tampa da garrafa acaba virando o pezinho, reparem.

pallets-garrafaVidro

10.  Relógio de CD

Hoje em dia não se usa tanto CD, então pra dar uma utilidade para ele, que tal fazer um relógio? Estes ficaram super charmosos e ficariam ótimos em uma estante.

relogio-cd

11.  Mesa lateral de gravetos.

Esta mesa lateral é mais elaborada. Foi usado madeira e gravetos empilhados. Não tenho o tutorial dele, mas quem tiver, pode deixar nos comentários.

mesa-de-gravetos-8x6

12. Berço que se transforma em estante

Quando não se usar mais um berço, ele pode ser utilizado como estante. A reforma na estante abaixo foi retirado as laterais e em seguida foi feita uma nova pintura. Como toque final, foi usado um tampão de vidro e pronto! Está feita sua estante.

 

berco-escrivaninha

13. Abajur com canetas vazias

Acreditem ! É feito de canetas vazias e suas tampinhas… Muito boa esta ideia ! Pelo que pesquisei, para prender a tampa com uma cúpula, foram usados clips. Criativo né? É importante ter um suporte primeiro para que depois possa ser feito os detalhes. Foi usada uma lâmpada fria.

Achei um tutorial básico para você ter uma ideia de como fazer o da foto do lado direito. Clique aqui pra ver mais.

luminarias

No detalhe: 

bic-reciclagem

Todas as imagens aqui apresentadas foram extraídas da Internet. Alguma delas não encontrei o seu autor, porém, são dicas do que é possível de ser feito, refeito e recriado com materiais muito comuns em nosso dia-a-dia…

 

 

Neste post o que eu mais gostei foram das rolhas de vinho. O bom é que dá pra usar como tapete ou como suporte de panela. O suporte de panela é mais usado, não?

Bjs! Até a próxima!

Fabiola.

 

E nos acompanhe:
→ Instagram: @fabicorderodesignedecoracao

→ Nossa Fan Page: /fabicorderodesignedecoracao

instaFabi faceFabi emailfabi

Credenciada pela ABD sob nº : 15670 – Categoria: Profissional – São Paulo – SP

Anúncios

6 comentários em “13 Dicas para decorar e reaproveitar materiais recicláveis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s