Como decorar e organizar sua cozinha pequena

Os apartamentos de hoje em dia, em sua grande maioria, possui uma cozinha tipo “corredor”. Algumas são tipo cozinha americana e outras acabam sendo integradas com a sala de jantar. Na cozinha vamos ter que armazenar: panelas, xícaras, pratos, vasilhas, formas, marmitex e por aí vai… sem contar as garrafas para suco, café e jarras de medidores. Nossa! Ah! Tem que pensar também em um espaço para guardar a comida, né? Muita coisa e pouco espaço. Então, o jeito é procurar aproveitar cada pedacinho de espaço que tiver, deixando as coisas do dia-a-dia mais fáceis de pegar e de lavar e de guardar e de secar. Nesse ritmo. A ideia aqui é sempre facilitar e deixar funcional o seu pequenino espaço.

Neste post selecionei algumas ideias de como você pode deixar a sua cozinha mais otimizada. Desde usando nichos, até usando prateleiras. Vejam:

1. Criando uma prateleira com tons de cores

Uma das formas de organizar as suas coisas é montar pequenos nichos para colocar as xícaras de café, sobremesa e algo que você possa utilizar mais. Veja que na ideia abaixo foi combinado nicho com papel de parede. O nicho acaba sendo em torno de 1,50, não muito alto. Desse jeito fica de fácil acesso, não? Veja que neste nicho foram colocadas coisas não muito pesadas porque a espessura do nicho é em torno de no máximo 2 cm.

0

2. Cozinha integrada

Esta cozinha ganhou mais espaço quando foi integrada. Veja que foi montado um balcão, estilo americano, para que pudesse ter mais espaço para armazenamento. Você reparou em duas caixas lá em cima dos armários? Elas devem ter coisas que não se usam tanto, tipo aqueles jogos de jantar para visita especial, sabe? Como é rico em armários, dá pra imaginar onde podem guardar tudo o que precisam por perto. Eu colocaria a comida perto da pia, naqueles dois primeiros de cima. A parte de copos, pratos ficariam nos demais armários. Se a família for maior, a parte de cima reserva para despensa e a parte de baixo para pratos, panelas e afins.

02

3. Cozinha funcional

Esta cozinha é muitooo pequena, observem. Fizeram um balcão que deu continuidade para que fosse também uma mesinha do outro lado. Pequenina, inteligente e simpática. O espaço foi aproveitado usando prateleiras. É bem provável que esta cozinha seja para um casal ou alguém que more sozinho porque o espaço é bem limitado. Dá pra colocar o essencial e pronto. Mais nada. Ficou linda, a gente se sente leve neste espaço que nem percebe o aperto. Eu imagino que o balcão onde estão as banquetas, seja em torno de 30 cm no máximo 35 cm. O suficiente para tomar café.

04

 4. Opção com suportes em inox

Os suportes e prateleiras são bem práticos para otimizar espaço. Você pode colocar em cima da sua pia. Veja que também foram usados ganchos para incluir colheres, panelinhas e outros utensílios do dia-a-dia. Nas prateleiras a opção foi colocar os temperos. Estes suportes você pode encontrar em loja de construção tipo a Leroy Merlin, C&C Casa e Construção, Sodimac e em lojas como a Etna e a Tok Stok também você encontra. Dica: é bom você medir o locar que você pretende fazer estas prateleiras pra que se encaixe corretamente no local que você deseja. Veja se fica funcional, ou seja se não vai atrapalhar ao invés de ajudar, né?

05

 5. Cozinha compacta e prática

Esta cozinha também tem uma boa opção para quem não fica muito nela. Sempre com a opção de uma mesinha bem encostada na parede, estilo balcão de lanchonete. O espaço para circulação ficou perfeito! Veja que o microondas está perto da prateleira da despesa (parece) e em seguida continua com o balcão. Ou seja: você esquentou sua comida e já dá pra virar e colocar no em cima do balcão. Da mesma forma que no item 3, este balcão deve ter em torno de 35 cm. Na foto do lado esquerdo, a facilidade de cozinhar e lavar. Um armário aéreo foi construído. Ali, eu colocaria mais panelas. Ficaria fácil se você precisasse de algo.

06

6. Cozinha modulada

Esta cozinha foi construída por módulos. Os módulos são encontrados diversos tipos de loja. Claro, o ideal é você contratar um marceneiro para ocupar bem os espaços. Dica: Para que possa dar certo, você tem que saber as medidas que você precisa para aquele espaço. Os módulos possuem altura padrão e a sua largura é bem própria para apartamentos pequenos. Nesta opção o ideal é você ter um layout pré-determinado. O que você fazer, como vai ficar. Eu chamo de layout a forma que ficará distribuído na sua cozinha já com medidas corretas para que na hora de comprar não tenha problemas. Até mesmo quando você contrata alguém pra fazer seus armários, eles pedem que você ao menos desenhe uma distribuição e que traga as medidas aproximadas (eles se encarregam de validar suas medidas).

08

 

Então fica a dica: crie um layout para sua cozinha e veja se este layout vai funcionar no seu dia-a-dia. A cozinha é um dos lugares mais frequentados da casa por isso o cuidado para ficar bem prática e funcional. O bom de uma cozinha pequena é que fica mais fácil para limpar. Fica mais bem aproveitado quando você contrata uma loja ou marceneiro para fazer os móveis planejados. As cozinhas compactas prontas são ótimas para organizar e não deixar tão bagunçado. Use nichos, prateleiras e até peg-board é uma boa opção para ajudar no seu dia-a-dia.

E você ? O que faria na sua cozinha pequena ? Comente. Deixe aqui seu comentário.

Bjs,

 

Até a próxima 🙂

Fabiola

 

 

instaFabi faceFabi emailfabi

Credenciada pela ABD sob nº : 15670 – Categoria: Profissional – São Paulo – SP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s