DIY – 6 ideias criativas para personalizar seu abajur

Que tal você fazer um abajur personalizado? Não precisa ser nada muito elaborado ou difícil pra que fique diferente e que se destaque na sua decoração, naquele cantinho básico que você tem. Lá na minha casa, o abajur é bem tradicional, daqueles que tem uma cúpula creme que é sustentado por arame, sabe? Como ele rachou, depois o meu gato (gato peludo mesmo), acabou mordendo a ponta, aí foi estrango de vez…. Nesse instante que imaginei procurar algo pra substituir. Acredita que nas minhas pesquisas pela net encontrei uma cúpula feita de bolinhas de ping pong? Achei bem legal. Dava pra pintar da cor da sua preferência e pronto. Neste post vou mostra como ficou o resultado desse abajur/cúpula.

Mãos à obra? Escolha o abajur que você mais se identificou e procure fazer em casa. Ah! Mostre pra mim o resultado. Adoro ver artes 🙂

1. Usando mapas

Olha que interessante a ideia de mapas. Eu pintaria a base de azul, apenas pra combinar mais com oceano no mapa. Achei bem legal a ideia.

Foi usado um mapa mais antigo e pra colar foi feito decoupage tomando cuidado pra não fazer tanta bolha e lógico, pra não rasgar.

Pra acessar mais detlahes, veja aqui.

DIY - Abajur com mapa
DIY – Abajur com mapa

2. Usando letras e trechos de livros 

Este abajur tem o tecido a base de linho. A ideia foi escrever direto nele. Isso mesmo. Escreveu direto no abajur com o próprio punho. Então… a minha letra não está das melhores, mas se escrever uma palavra aqui, ali, acho que funciona, né?

Não tenho muitos detalhes da caneta que foi usada para escrever, mas você pode procurar por caneta em tecido na Kalunga.

DIY - Com letras e frases
DIY – Com letras e frases

 

DIY - com frases e palavras
DIY – com frases e palavras

3. Usando bolinhas de ping-pong

Este foi um dos meus favoritos. Achei bem legal a ideia de usar apenas bolinhas de ping-pong pra dar um efeito diferente. Neste caso, eles usaram os seguintes materiais:

Materiais

  • 30 bolas por grupo (6 linhas) para um total de 180 bolas para uma sombra diâmetro 45 cm.
  • Linha de nylon para prender as bolinhas e fazer a sustentação.
  • Tinta pra pintar – pode ser a PVA mesmo, a mais comum e seca rápido. Ou você pode usar tinta spray.

Para ver mais detalhes de como foi feito, acesse aqui

DIY - abajur com bolinhas de ping pong
DIY – abajur com bolinhas de ping pong

4. Utilizando rosas

Neste caso da imagem foram feitas com rosas de tecido, daquelas que você compra em várias lojas. A ideia foi cortar a base e em seguida colar com cola quente e ir grudando no abajur. Veja mais aqui Mr Kate.

Mas basicamente o material que você vai precisar pra fazer:

  • Abajur (um abajur antigo)
  • Flores
  • Cola quente
  • Tesoura
DIY - abajur com flores
DIY – abajur com flores
DIY - abajur com flores
DIY – abajur com flores

5. Abajur com fuxico

Este dá um pouco mais de trabalho. Você teria que montar as flores pra fazer o detalhe. Fica bem legal o resultado. Gostei. 🙂

Abaixo, selecionei a imagem do material que você vai precisar pra fazer. Mais detalhes podem acessar aqui: Brit + Co

DIY - Materiais
DIY – Materiais
DIY - Abajur com flores
DIY – Abajur com flores

 

6. Usando letras de seriado Once Upon a Time

Ah! Este aqui é bem simples de fazer. Acho que até eu me arrisco. Pra fazer a letra, separei o template usado pelas artistas. Faça Download template once-upon-a-time.

Utilizando o template, cortando delicadamente cada parte e colocando com spray adesivo (já na loja Casa da Arte), está pronto. Simples assim.

Veja mais detalhes aqui.

DIY - Com letras de série
DIY – Com letras de série

 

Existem várias ideias legais pra fazer com abajur, não? Agora é colocar a mão na massa e fazer a sua própria arte. Estou aqui com uma ideia: que tal colar vários retalhos de tecido no abajur também? Funcionaria bem fácil. Usaria cola extra forte (cascorez ou pra tecido mesmo)  e retalhos. Pronto, já saiu aqui outra opção pra montar seu abajur.

E você? Tem outras ideias? Já fez algo diferente? Quer tentar estes? Deixe seu comentário aqui. Se gostou deste post, compartilhe.

Bjs,

Até a próxima!

Fabiola

E nos acompanhe:
→ Instagram: @fabicorderodesignedecoracao

→ Nossa Fan Page: /fabicorderodesignedecoracao

instaFabi faceFabi emailfabi

Credenciada pela ABD sob nº : 15670 – Categoria: Profissional – São Paulo – SP

 

2 comentários em “DIY – 6 ideias criativas para personalizar seu abajur

  1. O DIY é sempre bacana por deixar sempre um pouco da nossa personalidade e, assim, sair da mesmice.

    Gostei bastante das ideias… Assim que eu parar de me preocupar com o criado mudo (que ainda não tenho… rs) vou pensar no abajur… Conforme for mostro por aqui.

    Beijos
    Carol

Deixe um comentário

