Guia básico para criar seu blog – parte 2/2

Olá pessoal!

Neste post vamos mostrar a segunda parte do guia básico para criar seu blog. Pra quem quer acompanhar a primeira parte só acessar aqui: Guia básico para criar seu blog parte 1/2. No final deste post, você também poderá baixar esta versão completa. Ficará para ajudar você a consultar e guardar. Se você quiser baixar já, basta clicar aqui.

Só recapitulando, sem querer me estender muito, na primeira parte, mostramos os seguintes itens:

1. Conceitos principais – são termos mais comuns usados quando você vai construir um blog e que é bom ter esse conhecimento.

2. Plataformas – mostramos as principais plataformas para criar um blog.

3. Como criar um blog – com um passo a passo para digitar o texto, incluir uma figura e publicar.

Agora neste, vamos refinar algumas coisas que também são usadas no blog e onde você pode divulgar. Participo de alguns grupos de blogueiras e posso dizer que sempre estou aprendendo algo novo, uma visão nova de como melhorar o blog.

1. Layout 

Sim. Preocupe-se com o layout. Ele é a porta de entrada do seu blog. Particularmente não gosto de colocar minha foto colada logo de cara no blog. Acho estranho, mas é bom para imagem e para as pessoas saberem que você existe. No meu blog você não irá encontrar uma foto minha (ainda). Mas pra quem quer me conhecer e adicionar, lá no Facebook tenho minha página pessoal (Fabiola Cordero).

Como falei do WordPress, onde tenho mais conhecimento, o layout que vou apresentar são temas gratuitos que a plataforma fornece. No meu caso, estou usando o WordPress.com. Quando você usa o WordPress.org ele poderá ter plug-ins de temas e você irá controlar os temas que você gostaria de ter. Quando você escolher o seu tema, reparem se realmente será funcional e fácil de acessar e manter seu blog. É importante que seu visitante encontre o que precisa, senão ele rejeita seu blog e não volta.

Exemplos (gratuitos do WordPress): 

  1. Fictive – tema que você pode encontrar links para as redes sociais. Fica bem organizado.

Fictive

2. Oxygen demo –

Este eu achei interessante por ter menus tanto nas horizontais quanto nas verticais. Achei ótimo. O seu último post é destaque e você consegue se orientar bem no site.

oxygen

3. Reddle 

Neste tema você tem a opção de calendário e o post possui data logo do lado esquerdo. Achei interessante também. Lembrando que cada tema possui Widgets (opções) para personalizar seu blog.

Reddle

No layout tenha em mente o seguinte: 

  1. Funcionalidade – a tela deverá ser funcional e fácil de navegar. Dê preferência aquelas mais simples e clean. A opção de Pesquisar é interessante porque ajuda o visitante se achar no seu blog.
  2. Organização – tenha em mente que você deverá organizar o seu blog de forma que sempre fique fácil pra saber do que você está falando.
  3. Clean – sim, o layout deverá ser clean. Digo isso porque a maioria dos blogs que eu gosto e que fazem sucesso são bem limpos, sem tantos comerciais ou muita informação ao mesmo tempo piscando na sua frente. Foco no seu assunto é o principal
  4. Cores – as cores seriam um complemento do item 3, clean. Significa que quanto menos cores chamativas seu blog tiver, melhor. Se você gosta de cores alegres, procure então pesquisar sobre as harmonias de cores. Existem programas, como PhotoShop, que ajudam com isso. Veja aqui online também: Disco de cores e esta também: Paletton

Mantenha isso em mente e você saberá como escolher o seu tema. Se você preferir, pode também contratar um design gráfico pra que monte seu blog.

 

2. Detalhes de busca:  Tags, Resumo 

As TAGs são palavras chaves do seu texto. Um jeito fácil de lembrar é como você procura o que você deseja no google. Exemplo: se você está escrevendo sobre decoração de salas pequenas, escreva no campo Tags “decoração de salas pequenas“. O que vai acontecer é que quando um visitante procurar por decoração de salas pequenas irá encontrar o seu texto e acessar seu blog. Isso facilita a busca.

Veja na imagem abaixo que quando eu digito blog de decoração aparece um texto abaixo sublinhado. Significa que já foi usado antes e sugere utilizá-lo de novo. A seguir, basta selecionar a opção Adicionar. Pronto. Você já tem as tags criadas para o seu post.

tags

 

3. Imagem Destacada. 

A imagem destacada serve para que você selecione a imagem que será a capa do seu post, aquela que irá chamar a atenção para sua divulgação. Se você não selecionar nada, o WordPress entenderá que poderá usar qualquer uma das imagens que você incluir. Eu prefiro escolher a imagem que mais chamar minha atenção para o meu post. Pra fazer isso, basta clicar na opção Configurar imagem destacada

A seguir, selecione a imagem que será sua capa. Pronto. Feito.

imagemDestacada

imagemDestacada-02

 

4. Resumo

Se você chegou até aqui, não esqueça de incluir Resumo para o post. Ele ajudará também para que seu post seja sempre procurado. Se o google entender que o seu post não tem resumo, ele não será relevante pra apresentar quem for procurar por você.

5. Check-list final 

Pronto. Neste item, selecionei um check-list pra que na hora de publicar fique mais fácil pra você entender o que está fazendo:

  1. Escolher onde você irá criar o seu blog (WordPress, e-blogger, thumbler… veja aqui mais detalhes no meu post anterior)
  2. Instalar plug-in (normalmente usado para temas e SEO)
  3. Criar um post
  4. Escolher um título
  5. Definir um layout (o seu tema para o blog, a sua identidade)
  6. Inserir imagens (Adicionar mídia) ou Adicionar links (caso necessário)
  7. Incluir Tags
  8. Imagem Destacada
  9. Resumo

Ah! Não se esqueça se sempre ir salvando o seu texto. Pronto. A seguir, basta apenas publicar o seu blog! 🙂

Deixe aqui seu comentário. Conte se você conseguiu fazer o seu blog/post com este guia e claro, deixe também o seu blog pra fazer uma visitinha!

Quer ver todo o conteúdo que você leu até agora? Clique aqui.

Bjs!

Até a próxima!

Fabiola

E nos acompanhe:
→ Instagram: @fabicorderodesignedecoracao

→ Nossa Fan Page: /fabicorderodesignedecoracao

instaFabi faceFabi emailfabi

Credenciada pela ABD sob nº : 15670 – Categoria: Profissional – São Paulo – SP

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s