Saiba quando contratar um design de interiores

Fiquei pensando neste post depois de ver algumas situações onde realmente o design de interiores acaba não sendo uma profissão muito valorizada. Na verdade ela é regulamentada pelo MEC e existe a ABD (Associação Brasileira de Designers) para dar apoio a um design de interior. Eu sou associada na ABD (Credenciada pela ABD sob nº : 15670).Nela posso ver os honorários que posso cobrar por região, além de dicas importantes para minha área.

Quando fiz o curso (pela Escola Pan Americana de Artes), realmente não sabia muito bem a dimensão que ele tinha. Nos tempos atuais um design de interiores passou a ser mais solicitado e se tornar mais prático. Sim, ainda existe aquele conceito que quem contrata um design de interiores é rico. Sim, ainda é atrelado a um arquiteto.

De acordo com GUIA DE CARREIRAS, entre as atividades que um Designer de Interiores podem desenvolver, citamos algumas:

  • Projetista: responsável pela elaboração, especificação, planejamento e acompanhamento na execução do projeto.
  • Desenhista: responsável pela representação gráfica e desenvolvimento do projeto através do desenho, assistindo arquitetos, projetistas de interiores ou designers.
  • Assistente na gestão de obras de interiores: profissional de apoio a arquitetos e engenheiros no acompanhamento de execução nos projetos de interiores.
  • Promotor de vendas: objetos, mobiliário e materiais de acabamento em lojas ou indústrias.

O que é uma consultoria? Faz parte do trabalho de um design de interiores? 

Sim faz parte de um trabalho de um design de interiores. Consultoria é assim: sabe aquela dica que você quer como pode ficar uma cor específica, qual material usar, quem pode ser contratado, como pode ficar o layout, fazer medidas, a planta inicial (opcional) e outras informações relacionada ao seu ambiente? Então, isso é uma consultoria. Ela dura em torno de 3 horas. Pode estar associada a uma visita no cliente ou o cliente vai no escritório do design de interiores ou ainda pode ser on-line, neste mundo moderno. Aí ele tira todas as dúvidas para arrumar sua casa ou escritório. Pense que são 3 horas que o design de interiores está dividindo o conhecimento que ele adquiriu ao longo de 3 anos de estudos (esse curso dura em torno disso), além de sua experiência.

Quando contrato o serviço completo, o resultado de um design de interiores é este: 

O estudo preliminar foi feito, foi executado e contratado os profissionais para finalizar o projeto pensado por um design de interiores. Claro, também poderia ter sido feito por um arquiteto. Mas vejam como dá diferença: existe uma composiçao de cores e de “conversar” com o ambiente como um todo. O rack está unido ao armário com nichos amarelos e este armário vai até do outro lado. A marcenaria foi bem pensada. Existe um projeto de iluminação, onde um design de interiores possuindo um adicional de design de iluminação, fará diferença na obra. As cores foram bem escolhidas pra que ficasse harmoniosas. Tons de cinza e amarelo dando o toque final. Fica barato? O projeto e a execução ficam de seu gosto e do seu jeito. Trabalharam pensando em você. Diria que sai um preço justo.

Buttes-Chaumont-03-850x566

Dowel-House-06-850x1190
Exclusividade feita por um design de interiores

 

Quando contrato um arquiteto para a área externa, o resultado é este: 

A partir também do briefing do cliente, ele poderá construir uma casa. Um arquiteto irá também conferir toda a papelada necessária para aprovação do seu projeto junto a prefeitura, o que eles chamam de zoneamento. Quando é área urbana, teoricamente, é mais fácil de aprovar. Não existe tanto padrão para iniciar uma construção. Por isso muitas vezes um arquiteto possui um design de interiores pra lhe ajudar na execução completa do projeto. Ele  cuidando da parte externa e o design da parte interna.

Vila-do-Conde-House-01-850x566

Vila-do-Conde-House-02-1150x766
Fachada projetada por arquiteto

 

O design de interiores pode acompanhar obra?

Sim. Pode. Reformas pequenas ele pode sim acompanhar, sem problemas. O que não pode é realmente fazer a parte externa da casa.

Ele é responsável pelos fornecedores? 

Sim. Se você contratar o serviço dele para que seja responsável em administrar os fornecedores, sim ele pode ser o responsável pelos fornecedores.

Ele realiza cálculos e medidas necessárias para montar o seu ambiente?

Sim. Realiza sim. Ele realiza o cálculo de materiais que serão gastos para cada ambiente e o excendente. Chamo de excedente porque sempre tem que ter um cálculo a mais na hora da compra do material em caso de quebra do pedreiro ou caso aconteça algo no piso possui uma amostra, reserva pra isso.

Agora, quando a obra é muito grande, é importante contratar o design de interiores?

Sim, porém, aconselho que seja junto com um arquiteto e engenheiro que se responsabilize pela obra. Conforme a empresa que você contrata, muito provavelmente terão papéis bem divididos além da parte burocrática de aprovação do projeto executivo da obra.

Fica muito caro contratar somente um design de interiores? 

Depende muito do que se deseja fazer e do parâmetro de caro para o cliente. Fica caro refazer um trabalho? Fica caro você comprar um sofá que não vai funcionar na sua casa e só depois de um tempo você vai percebe que aquele sofá era lindo, mas nada funcional?

Por exemplo: no closet abaixo (veja nosso post sobre ele aqui: Closet), um design de interiores irá projetar o armário, validar com o marceneiro e este executar a obra. Projetar um móvel também faz parte de um design de interiores.

closet-05

Por que as pessoas não querem contratar um design de interiores se ele pode ajudar a resolver? 

Tudo depende de como ela encara a profissão design de interiores. Como falei anteriormente, antigamente um design de interiores era solicitado por gente rica, rica que não queria dor de cabeça e por status. Hoje, um design de interiores se torna importante pelo simples fato de você poder economizar na sua obra e validar suas ideias. Mas valeria a pena se você irá fazer uma reforma. Ele ajuda nas escolhas dos materiais, os revestimentos, por exemplo. Abaixo, vejam o revestimento da empresa Catelatto.

Veja também neste post mais sobre revestimentos: Expo Revestir

Revestimento da empresa Castelatto
Revestimento da empresa Castelatto

 

Quais as perguntas mais comuns de quem não sabe o que fazer ou que não quer contratar um design de interiores? 

Na verdade, se orientar corretamente, a pessoa ou o cliente entende que deverá contratar um profissional. Porém, por querer apenas algumas dicas, como falam, perguntam o que fazer com um sofá, que cor colocar, qual cortina usar para uma sala, o que funciona melhor para a casa dela e por aí vai. Se são perguntas desta forma, ela precisa contratar um design de interiores que faça a visita na casa dela e avaliar o que precisa. Desta forma ela tiraria todas as dúvidas e o profissional ficaria o tempo que precisasse.

Ao se formar, um design de interiores está habilitado para atuar em:

  • Escritórios de engenharia civil, arquitetura e design;
  • Lojas especializadas (móveis, acessórios decorativos e materiais de construção e acabamento);
  • Indústria moveleira
  • Como empreendedor

 

E agora? Sabe quando pode contratar um design de interiores? Para você valeria a pena tentar? Na minha opinião, sim. Valeria a pena. Ele vai dar atenção somente pra você e passar um pouco do conhecimento dele pra deixar sua casa mais funcional.

Este post saiu um pouco mais extenso do que eu esperava. E você? Se sentira confortável em contratar um design de interiores? Experimente. Você vai gostar.

Ah! Você também de gostar de ler este post: 5 motivos para contratar um Arquiteto

 

Bjs!

Até a próxima!

Fabiola

E nos acompanhe:
→ Instagram: @fabicorderodesignedecoracao

→ Nossa Fan Page: /fabicorderodesignedecoracao

instaFabi faceFabi emailfabi

Credenciada pela ABD sob nº : 15670 – Categoria: Profissional – São Paulo – SP

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s