Como não cometer 5 erros mais comuns em decoração

A medida que a gente cria mais “intimidade” na decoração, a gente começa a perceber pequenas falhas, até imperceptíveis, que a maioria comete ou já cometeu (inclusive eu) na decoração. Neste post selecionei alguns desses erros. O texto original está neste link 10 mistakes that almost everyone makes in interior design. Para este post, adaptei alguns trechos incluindo minhas observações também.

Lembrei da casa da minha mãe. Ela sempre gostou de bibelôs e coisinhas para colocar no buffet ou na estante.  Não tinha um ponto focal. Não tinha um destaque ou algo assim. Como disse um amigo: parecia uma lojinha.. rss… mas eu gostava. Achava que cada item que estava ali tinha uma história (e ainda tem) para contar. E quem não tem uma casa pra se lembrar assim?

Bom, na lista abaixo está os 5 principais erros que encontramos, até sem querer, na decoração. Mas já digo: a decoração ideal é aquela que você se identifica e que faz você se sentir em casa.

1. Escala e proporções em design de interiores

É bem importante você ter em mente que nem tudo o que você gosta, você poderá usar e colocar em sua casa. Aquele sofá maravilhoso de 3 lugares em seu apto infelizmente pode ficar desproporcional e aí acaba sendo um elefante branco.

Quando você decorar, procure saber as medidas do seu espaço e acredite: quanto menos melhor. A dica aqui é começar colocando apenas o essencial, para depois você ir completando com o que mais gosta.

Escala é  um erro que quase todo mundo faz quando se trata de design de interiores. Este é provavelmente o caso, porque é preciso um olhar talentoso para decorar um quarto com escala impecável. Algumas pessoas colocam muitas pequenas coisas em uma sala, bagunçando assim o ambiente e não dando o olho um lugar para focar.

Na foto a seguir foram usadas as devidas proporções para uma sala grande. Na próxima imagem, a sala ficou com mais móveis. Eu tiraria uma das mesas de centro pra deixar a sala mais clean e com mais facilidade de circulação

wooden-box-2-08-850x566

3-173

2. Fazer cotação em alguns lugares antes de comprar

Pois é, quem tem o espírito consumista, sempre é bom realizar algumas cotações antes de comprar qualquer item de decoração. Existem muitas lojas que trocam de vitrine e fazem promoções, outras fazem o famoso outlet e troca de coleção. Até lojas on-line fazem bons descontos. Muitas vezes vale mais a pena comprar on-line do que em uma loja física. Porém, para sofás, eu tenho uma ressalva: vale a pena ir na loja pessoalmente e testar pra ver se você vai gostar.

Antes de ir para o showroom de móveis, é melhor ter um plano e um orçamento bem estabelecido. Em primeiro lugar, os seus ambientes precisam ser medidos. O posicionamento e tamanho dos móveis precisam ser planejados de forma adequada. Felizmente, há uma série de ferramentas disposição da sala online que são gratuitos e fáceis de usar, como o Home Styler.

Sabe a cadeira Eames? Ela por exemplo, pode ser vista em diversas lojas com os mais diversos preços. Por isso vale muito a pena pesquisar, cotar e usar cupons, caso tenha, para poder economizar em alguns itens. É interessante também fazer uma lista daquilo que você gostaria de ter e aquilo que realmente é útil. A famosa whish-list. Faça. Aí você com o tempo vai perceber que nem tudo que está em sua lista de desejos é essencial.

4-170

3. Pergunte, peça ajuda a um design de interiores.

Este é um conselho que eu dou. Sim. É sempre importante ou fazer uma consultoria, ou fazer um projeto com quem está no mercado e conhece as opções que podem se encaixar as suas necessidades. Neste post Saiba quando contratar um design de interiores e neste 5 motivos para contratar um arquiteto você irá entender exatamente do que estou falando.

Mas em linhas gerais, por mais que a gente queira “economizar”, a gente nunca sabe exatamente se vai economizar de verdade. As dúvidas surgem a medida que precisamos. Dúvidas que eu tive: qual a altura de uma cabeceira para um pequeno quarto? Qual a altura que posso deixar as cortinas da sala? Qual a medida certa para que a TV fique bem posicionada para assistir? E por aí. As dúvidas parecem infinitas, mas na hora da execução por um bom profissional, elas se resolvem bem.

Então, se puder, arrisque em contratar um profissional de design de interiores que possa lhe ajudar nas mais diversas questões, incluindo a parte artística de como irá ficar seu projeto 3D. Sim, eu sei que existem lojas que o projeto “é grátis”, mas nada melhor que ter um personal style hiper mega blaster só pra gente né?

1-182

4. Enfeites, arranjos e coleções

Ah… se nossa mãe/avó visse esta dica… ou ela agradeceria ou ela surtava..rss.. Então, as coleções, os arranjos e enfeites dos mais diversos. Esses bibelôs que eu gosto (desculpe falei). Confesso que sou apaixonada por corujas e por patos. E é bem isso que o texto diz abaixo: primeiro você começa com uma pequena peça, depois você tem a coleção toda.

Todos temos algum tipo de coleção. De alguma forma ela começa com um pequeno pássaro de cerâmica e agora você tem uma coleção de aves em vários tamanhos e cores formas que você acumulou ao longo dos anos.

O erro que a maioria de nós cometemos é espalhando as peças da coleção por toda a sua casa. Um pequeno pássaro pode estar em um canto da sala, enquanto outro pequeno pássaro de alguma forma voou todo o caminho para pousar na mesa de café. Pois é. Juro que eu fazia isso. Ai gente, confessei de novo!

Mas qual é a forma mais correta de exibir uma coleção? O jeito mais correto e simples (e que fica mais organizado) é agrupá-los em um único lugar ou em nichos ou prateleiras, como no exemplo abaixo. Desta forma você pode apreciar a sua bela coleção.

 

2-178

5. Pendurar quadros

Eu adoro quadros. Fui criada vendo quadros pela casa toda. Eram quadros de paisagem, um quadro de cobre, de flores, imagens da época e de artista local. Os quadros me trazem paz. Ao menos a maioria deles. Porém… é sempre bom lembrar que menos é mais. Colocar muito quadro ao mesmo tempo não vai ficar muito bom.

Ao colocar quadros um do lado do outro sem muito planejamento, pode poluir o seu ambiente. É interessante você separar qual quadro (ou quais) você gostaria de ter.

A melhor maneira de garantir que não haja erros, e buracos de pregos desagradáveis para preencher, é traçar e cortar o contorno dos quadros em papel. Simplesmente cole os recortes de papel em sua parede, tentando inúmeras opções de colocação até que você tenha o resultado desejado.

3-174

Claro, existem tantos outros detalhes que vamos nos adaptando e aprendendo ao longo do caminho. Não é à toa que existe a profissão design de interiores. Olha, mas cá entre nós, quem nunca cometeu um destes erros? Ah! como falei no começo, se você gosta e não vê como “erro”, ok. É sua casa. É lá que você tem que se sentir bem. Aqui é apenas uma pequena orientação do que está recomendado.

Vale lembrar também, que se você não gosta de algum móvel que você herdou de sua família não use. O recado aqui sempre é deixar conforme você gosta. A sua casa tem que ter sua personalidade e seu jeito.

Deixe aqui nos comentários o que achou deste post e se você cometeu ou viu alguém cometer um destes erros.

Bjs,

Até a próxima!

E nos acompanhe:
→ Instagram: @fabicorderodesignedecoracao

→ Nossa Fan Page: /fabicorderodesignedecoracao

instaFabi faceFabi emailfabi

Credenciada pela ABD sob nº : 15670 – Categoria: Profissional – São Paulo – SP

Anúncios

Um comentário em “Como não cometer 5 erros mais comuns em decoração

  1. Até me tornar designer de interiores não sabia distinguir o porque de não me sentir bem em alguns lugares, aí quando estudava eu descobri que o que me incomodava era a poluição visual que via, muitos bibelôs no meio dos livros, discos e cds, como vc disse cada coisa tem que ter o seu lugar pra ficar harmonioso. Parabéns Fabi por mais esse post esclarecedor e cheio de dicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s