Si vas para Chile… conheça Santiago, capital

Si vas para Chile, recuerda el regalo… ¡Vamos que se la puede! ¡Que le valla bien! ¡Que esté bien!

Estas as frases são as mais comuns que você escuta aqui no Chile. Povo educado, simpático.

E quis o destino que eu estivesse aqui em Santiago por um tempo. Escrevo diretamente de Santiago, Chile. Por nascimento sou chilena, pelo coração, sou  brasileira, como dizem pra mim, com timbre brasileira. Uns são mais educados e falam que não tenho sotaque. Tenho sim… rss… vivi a minha vida toda no Brasil! Desde os 2, 3 anos. É até natural que eu tenha. Confesso que me incomodou no começo, mas depois, tranquilo. A gente se comunica com um sorriso e com um aceno… rss… Sorria e acena e tudo dá certo no final. O importante é que entendam você. Nem que seja fazendo mímica… hehe… acredite, as vezes eu faço.

Então, eu vim neste post mostrar um pouco da arquitetura que eu registrei desta cidade nestes quase 2 meses que estou aqui. Sim! Quase 2 meses! Gente como esse tempo passa rápido!

SANTIAGO

Santiago lembra muito Barcelona! Vejam aqui sobre Barcelona, com suas ruas estreitas e arquitetura clássica, quase bem parecidas com a de Barcelona.

1-Santiago-Fabi-Cordero-Design

A cidade é bonita, clima agradável, não chove no final do dia e nem faz uma tempestade, trovoada, como em São Paulo. Todo dia é dia de muito sol e com vento gelado, algumas vezes, mas nada de virar de uma hora para outra.

A arquitetura é clássica, com prédios imponentes e bem ¨desenhados¨.  O antigo se mistura com o novo. Muito legal de se ver. Muitos prédios altos. Eu fico no 29° andar! A foto de cima foi tirada da sacada do meu apartamento.

As ruas do centro de Santiago são estreitas e muitas com paralelepípedos. O centro eles costumam chamar de Santiago antigo (ou Santiago viejo, en español). Fui para Providencia e Las Condes, que são comunas, ou bairros, como seria em SP. Estas comunas são bem bonitas, bem organizadas e onde está localizado o lindo shopping Costanera Center. Dá uma olhadinha no tamanho do prédio que eles está localizado:

costanera

Estou morando no Centro antigo de Santiago. Fica mais fácil pra mim por enquanto. Não dá medo de andar. Já me acostumei. Agora, claro que tem que ficar esperta. Deus ajuda os turistas que andam distraídos pela cidade. Ao longo das principais ruas: Morandé, Huerfanos, Paseo Estado, Agustinas, tem muito, mas muito peruano, boliviano e angolano. Ali é muito tumultuado e sempre tem gente cantando, gritando, batucando e até dançando. Vi uma dança de tango por lá! Muito legal!

Os principais pontos que eu gostei foram: La Moneda e o ex-Congresso Nacional. La Moneda é muito bem cuidada e vigiada. Disseram que tem troca de guarda, como em Londres, mas não fui ver ainda. É bonito viu? Bem seguro. Dá uma olhada nas fotos abaixo:

La Moneda

2-La-Moneda-Santiago-Fabi-Cordero-Design

3-La-Moneda-Santiago-Fabi-Cordero-Design

Ex-Congresso Nacional

É fechado pra visita. O ex-Congresso Nacional fica na rua Catedral com a Morandé sentido Plaza de Armas. Aliás, na Plaza de Armas SEMPRE tem evento durante o dia e muitas vezes é escolhido para fazer eventos importantes, como aconteceu no início de dezembro o TELETON.

4-Ex-Congresso-Santiago-Fabi-Cordero-Design

Biblioteca da cidade

Esta biblioteca é bem bonita por fora. Fica atrás da rua Agustinas, perto do Cerro Santa Lucia (que aliás ainda não fui). É bonito sim, mas a rua é bem movimentada. Centro, né? É sempre mais complicado andar de carro pelo centro.

5-Biblioteca-Santiago-Fabi-Cordero-Design

História na Morandé, en frente ao Mall Shopping 

Não me lembro o nome deste lugar, mas sei que fica na Morandé, próxima a Huerfanos. Aqui tem bastante movimento. Acho que é o parlamento ou um prédio de direito. Me falaram mas eu esqueci! Quem lembrar coloque nos comentário? Aqui você também encontra gente tocando música, que aliás tem muito músico na cidade. Sempre tem gente tocando pelas ruas de Santiago.

6-Parlamento-Direito-Santiago-Fabi-Cordero-Design

Pôr do sol em Santiago

E o pôr do sol? É um espetáculo! Sempre gosto de ver. Escurece mais tarde, lá pelas 9 da noite, ao menos nesta época de dezembro. Como disse, no fim da tarde, não se vê trovoadas, então dá pra aproveitar bem o dia e este belíssimo pôr do sol.

7-Por-do-sol-Santiago-Fabi-Cordero-Design

 

Santiago é a capital do Chile, localizado na América do Sul e há umas 3, 4horas de São Paulo de avião. Surpreende pela diversidade, pelo clima, pelas pessoas educadas! Um espanhol rápido, que por vezes a gente entende e outras a gente sorri e acena… rss.. então… ¨cachai?¨, entende? rss… a expressão ¨cachai¨ é muito dita por aqui. É o tal do né? ou entende? da gente.

E você? Gostaria de vir conhecer um pouco de Santiago? O que achou? Deixe aqui os seus comentários.

Ah! Eu visitei Viña del Mar também, onde fica a história dos meus pais e de toda minha família. Aguarde o próximo post sobre esta bela viagem até esta cidade litorânea! 🙂

 

Bjs, até a próxima!

E nos acompanhe:
→ Instagram: @fabicorderodesignedecoracao

→ Nossa Fan Page: /fabicorderodesignedecoracao

instaFabi faceFabi emailfabi

Credenciada pela ABD sob nº : 15670 – Categoria: Profissional – São Paulo – SP

2 comentários em “Si vas para Chile… conheça Santiago, capital

Deixe um comentário

