A importância da ergonomia na decoração

Olá gente! Andei pesquisando sobre ergonomia na internet. Sabe para quê? Para que eu pudesse entender o meu espaço. O espaço da minha sala, da minha cozinha e que altura eu poderia deixar um balcão de cozinha, por exemplo. Eu, com meus 1,60 de altura, tem que entender que nem tudo eu vou alcançar, né? A ergonomia nada mais é do que saber qual a medida confortável para um balcão, armário ou aquele espaço entre um armário e outro, entre uma porta e outra, além de saber as medidas para uma mesa.

É sempre bom saber disso para que você se sinta confortável para fazer as suas atividades diárias, como apanhar algumas coisa no armário ou lavar louça, ou simplesmente circular de forma tranquila entre os móveis sem se sentir apertada. Vejam só as imagens que separei. Elas são de fontes diversas e vai ajudar a dar um norte na hora de pedir um orçanamento de marcenaria, por exemplo.

 

1. Medidas para uma mesa

É interessante saber dessas medidas porque se você prestar bem atenção, a sua mesa e a sua cadeira terá essa medida aproximada. Quando você pensar em fazer um balcão entre a cozinha e sala, por exemplo, a medida ideal será de 90 até 92 cm e a cadeira deverá ficar de 60 até 65 cm. Por que escolhi essas medidas e não as outras? Porque eu tenho perna curta… hehe… Porque sou baixa seria mais confortável pra mim esticar a perna para sentar. Se você for mais alto, fará sentido ter um balcão mais alto.

2. Medidas para cozinha

Já vi uma imagem onde também mostrava o tamanho ideal para o balcão de uma pia. Assim que achar, atualizo por aqui. A imagem a seguir também tem a medida para que possa alcançar o que você guarda. O ideal é você manter em altura mais baixa aquilo que você irá usar com mais frequência.

A sequência de imagens a seguir mostra exatamente os movimentos mais comuns na cozinha: pega algo no armário, abre a gaveta debaixo, faz bolo no balcão, come na área mais alta e por aí vai.

3. Circulação 

Algo que a gente não se preocupa é saber qual é a medida recomenda para que você possa circular sem ter grandes problemas de espaço, principalmente para locais pequenos. Veja que nas imagens a seguir mostra a medida mínima entre um balcão e outro e entre um armário alto e baixo. Uma coisa que seria importante saber é que tem que pensar que você terá, em uma mudança, passar o fogão, a geladeira ou a uma máquina de lavar. Esse aparelhos tem em média 75 cm de largura. Dependendo da geladeira ela é até maior. Por isso é importante medir bem o seu local para saber se esses aparelhos e principalmente os móveis, serão funcionais para você. Irão ajudar realmente no seu dia-a-dia.

 

 

Então, sempre que puder, pesquise sobre ergonomia. Se você for design de interiores, pesquise para poder realizar o seu projeto, se você for de outra área, procure também saber para que possa entender melhor ao solicitar um orçanamento com um marceneiro ou loja com móveis planejados.

Cheguei a falar, em um post anterior, sobre a importância de um profissional de design de interiores. Confira aqui o artigo.

E você? Gostou deste post? Deixe aqui seu comentário.

 

Bjs!

Até a próxima!

E nos acompanhe:
→ Instagram: @fabicorderodesignedecoracao

→ Nossa Fan Page: /fabicorderodesignedecoracao

instaFabi faceFabi emailfabi

Credenciada pela ABD sob nº : 15670 – Categoria: Profissional – São Paulo – SP

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s